Convidados 2019

Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe

Considerado um dos melhores escritores portugueses da atualidade, Valter Hugo Mãe dispensa apresentações.
Dulce Maria Cardoso

Dulce Maria Cardoso

Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes, em 1964, na mesma cama onde haviam nascido a mãe e a avó. Tem pena de não se lembrar da viagem no Vera Cruz para Angola. Regressou a Portugal na ponte aérea de 1975.
Pedro Lamares

Pedro Lamares

Divide a sua carreira por diversos géneros artísticos, sendo presença assídua no pequeno e no grande ecrã.
Lúcia Moniz

Lúcia Moniz

Conhecida cantora e atriz portuguesa, cuja ligação aos palcos é inata e originou uma carreira internacional que se divide entre a música, o teatro, o cinema e a televisão.
Fernando Dacosta

Fernando Dacosta

Nascido em Angola, de onde foi em criança para o Alto Douro, Fernando Dacosta fixou-se depois em Lisboa iniciando-se no jornalismo e na literatura. Integrou redacções de órgãos de comunicação como Flama, Diário de Lisboa, Diário de Notícias, O Jornal, Público, Visão. Foi director dos Cadernos de Reportagem. Tem mais de 25 obras publicadas.
Fernando Alvim

Fernando Alvim

Apresenta-se como “um bípede extraordinário, que tem por objetivo principal salvar o Mundo, pois só assim se salvará a si próprio”.
Goretti Pina

Goretti Pina

Criadora de moda santomense, veio para Portugal no ano de 2000, onde, além conciliar os estudos e o trabalho, continuou ligada ao associativismo e à moda sem nunca abandonar o gosto pela escrita.
Germano Almeida

Germano Almeida

Poeta e romancista, caracteriza-se por usar o humor e a sátira, denuncia a duplicidade da sociedade cabo-verdiana, caracterizada durante os primeiros anos de independência por um regime de partido único. É considerado o primeiro romance verdadeiramente nacional.
Mário Beja Santos

Mário Beja Santos

Foi professor do ensino superior; colaborou durante mais de duas décadas em emissões radiofónicas ligadas à defesa do consumidor, foi autor e apresentador de programas televisivos e teve uma participação ativa no consumerismo europeu.Colabora em blogues, revistas digitais, na imprensa diária e regional. Alguns dos seus últimos livros foram dedicados à Guiné.
Gonçalo Cadilhe

Gonçalo Cadilhe

Viajar pelo mundo e escrever sobre ele é a sua profissão. É um trabalhador dedicado e assíduo e em vinte anos nunca faltou um dia ao emprego. Ama Portugal — de preferência de longe e explicado a estrangeiros. Acredita no comboio, na bicicleta, no barco, na conversa, no copo de vinho e em outros meios de transporte que levam longe mas não têm pressa de chegar.
J-K

J-K

Gosta de escrever sozinho e de preferência à noite. Dizem que é um dos culpados por ter passado a existir na Beira Interior um movimento de hip hop. Um homem que dá ritmo às palavras e que delas faz o seu ganha-pão diário.
Abdulai Silá

Abdulai Silá

Engenheiro, economista e investigador social da Guiné Bissau, é escritor consagrado e considerado o autor do primeiro romance guineense, "Eterna Paixão", de 1994. Integra organizações filantrópicas e dedica-se à alfabetização da população.
Miguel-Manso

Miguel-Manso

A cadência da sua poesia obriga-nos a olhar o mundo através das pequenas coisas que nos rodeiam. Há quem jure que Miguel-Manso é um “caso singular na literatura portuguesa contemporânea” e a sua obra está aí para o comprovar.
Filipa Martins

Filipa Martins

Escritora, argumentista e jornalista, nasceu em Lisboa, em 1983. Colabora e colaborou em publicações como o Diário de Notícias, Notícias Magazine, Evasões, Revista LER e Jornal i.
Joana M. Lopes

Joana M. Lopes

É através da pintura e da escrita que Joana M. Lopes dá asas à criatividade. Meteu-se com bruxas no primeiro livro e ganhou um prémio, desde então não tem parado de escrever e pintar, já vai no seu sexto livro infantil e editou em 2018 o seu primeiro romance.
Mafalda Milhões

Mafalda Milhões

Mafalda Milhões dedica-se à ilustração, mas também é editora, livreira, autora e mediadora de leitura.
Lopito Feijó

Lopito Feijó

Poeta e ensaísta angolano, Lopito Feijó, no Lombo, província de Malanje, Angola. Despertou para a poesia aos 22 anos de idade. Em 1985 publicou o seu primeiro livro de poemas.
Ricardo Belo de Morais

Ricardo Belo de Morais

Grande conhecedor e divulgador da obra de Fernando Pessoa, não se esgota contudo nesse autor o trabalho de Ricardo Belo de Morais.
Mbate Pedro

Mbate Pedro

Nasceu em 1978, em Moçambique. É escritor, médico (já colaborou com os Médicos Sem Fronteiras) mas é sobretudo na poesia que se tem vindo a destacar e a revelar como um dos mais recentes talentos da escrita moçambicana.
Olinda Beja

Olinda Beja

Poeta e narradora de São Tomé e Príncipe. Porém, com apenas dois anos e meio, saiu de seu país e foi viver em Portugal. Sendo tão pequena, não foi responsável pela mudança de território e muito menos pela história que lhe foi sequestrada.
Ondjaki

Ondjaki

Ondjaki, nasceu em Luanda em 1977. Doutorado em Estudos Africanos. Prosador e poeta, também escreve para cinema.
Rui Guedes

Rui Guedes

Rui Gabriel Vieira Guedes nasceu em Paredes a 24 de julho de 1974. É o responsável pelo Serviço de Biblioteca Itinerante (Bibliomóvel) da Biblioteca Municipal de Penafiel desde abril de 2002. E também autor.
Pedro Ferrão

Pedro Ferrão

Pedro Ferrão nasceu no concelho da Sertã. Atualmente, além de professor de Inglês, é escritor, desenvolve atividades culturais e deu início a um projeto de motas customizadas.
Vitorino Coragem

Vitorino Coragem

Vitorino Coragem é fotógrafo e jornalista. Trabalhou nas redacções do extinto jornal A Capital, Diário de Notícias, Folha de São Paulo e La Opinión de Granada. “Maria Bicicleta” e “Light & Sea Collection” são os seus trabalhos fotográficos mais recentes, nos quais o rosto ocupa um papel de destaque.
Viriato Pã

Viriato Pã

A cozinha do ‘Prato do Dia’ é liderada por Viriato Pã, concorrente da edição portuguesa de Masterchef.