Tema

MEDO

O tema da Maratona de Leitura deste ano é talvez, a par do amor, o sentimento que mais apela aos nossos instintos. Apesar da conotação negativa que carrega habitualmente e das diferentes manifestações eventualmente assumidas, nem sempre refletimos sobre o seu alcance e a importância que tem no nosso quotidiano.

A bibliografia sobre o tema é vasta e interessante, pejada de diferentes abordagens, sejam de raiz sociológica, psicológica ou simplesmente literária. Já para não falar nas inúmeras citações de autores clássicos com que agora poderíamos embelezar esta pequena prosa.

Deixemo-nos de suspense e vamos ao que interessa: o medo é o tema da 13.ª edição da Maratona de Leitura. E nada melhor do que esta escolha para ajudar a olhar o mundo que nos rodeia, seja o pequeno microcosmos do nosso dia-a-dia ou a sociedade tumultuosa e desafiante em que vivemos atualmente.

Quando pensamos em medo, do qual se diz ser “a emoção mais antiga e mais forte da humanidade”, ocorrem-nos os mais diversos pensamentos, positivos e negativos.

E é sobre tudo isto que vamos falar na Maratona de Leitura, olhando e enfrentando o medo ao jeito do nosso festival: de forma séria mas despreocupada, sem rodeios ou superstições. Tentaremos até perceber do que é que o medo tem medo.

Vai ser absolutamente imperdível e, com toda a certeza, uma edição a não recear.