Convidados 2024

Agostinho Santos

Jornalista, pintor, curador independente e investigador, Agostinho Santos é uma das principais referências do mundo da arte portuguesa.

Ana Cristina Pereira

Dinamiza oficinas de expressão criativa e artística para adultos, crianças e famílias. Colabora no projeto «A Poesia não tem grades». Foto: ©Vitorino Coragem

Ana Cristina Silva

Autora de 16 romances e de um livro de contos, venceu diversos prémios literários. Publicou recentemente «El-Rei, Nosso Senhor, Sebastião José».
Foto: ©Fernando Dias

Ana Lage

Define-se como “ilustradora de interiores e escultora de palavras” e tem participado em diversos festivais de narração oral pelo país.

Ana Madalena Ribeiro

É uma das mais destacadas jovens violinistas portuguesas e detentora de importantes prémios nacionais.

André Gago

Conhecido ator e encenador português, tem uma carreira impressionante não só no teatro, mas também em televisão, cinema e escrita. Realiza inúmeros recitais poéticos. Foto: ©Joana Correia

António Fontinha

Dinamizou milhares de sessões de contos e trabalhou para os mais diversos públicos por todo o país e também no estrangeiro.

António Mota

António Mota é um premiado escritor na área da literatura infantojuvenil.

António Poppe

Publicou quatro livros e ensina desenho e meditação, tendo ultimamente realizado exposições e recitais de poesia em vários locais.

Bru Junça

É uma contadora de histórias natural de Évora que, entre linhas, agulhas, tecidos e palavras, cria um mundo imaginário baseado em contos, lengalengas ou canções da tradição oral. Foto: ©Vitorino Coragem

Bruno Mantraste

Autor e ilustrador português, com mais de uma centena de capas desenhadas para diversos autores

Catarina Rocha

Artista plástica, assina a direção artística do Bairro dos Livros. É lá que desenha livros, constrói instalações e sempre que pode desafia o impossível.

Carla Maia de Almeida

Jornalista durante 25 anos, escreveu 15 livros para os mais novos, entre contos, picturebooks, biografias, livros informativos.

Carlos Campaniço

Edita com regularidade desde 2007, dedicando-se aos romances de denúncia, nos quais explora a vida das comunidades rurais do século passado.

Dora Batalim SottoMayor

Especialista em livros infantis, pedagogia e artes, foi jurada em várias edições do Prémio Nacional de Ilustração. Tem um livro publicado.

Dr. Love

Dr. Love move milhares de seguidores no Instagram, falando sobre sexo, relações e prazer. Assumidamente local e global, personifica a geração dos anos 20 e a festa sem culpa contra o obscurantismo.

Elsa Ligeiro

Fundou as editoras A Mar Arte (1993) e Alma Azul (1999, sendo também produtora de atividades culturais.

Emanuela Nicoli

Nascida em Florença, diplomou-se em Harpa e venceu diversos concursos musicais. Atualmente, apresenta-se em formação de Camera e em Orquestra.

Emilene Lima

Atriz, produtora cultural, professora de teatro e encenadora, é também parceira de projetos no coletivo do Bairro dos Livros.

Estefânia Surreira

Apaixonada por palhaçaria, teatro, música, literatura e ilustração para a infância, está associada a inúmeros projetos nestas áreas.

Fernanda Drummond

Faz poemas, tradução, revisão e outros biscates com palavras. Interessa-se sobretudo pela poesia de autoria feminina.

Fernando Alvim

O radialista mais irrequieto do país é responsável pelo programa «Prova Oral» (Antena 3) e por variadíssimos projetos nas mais diferentes áreas.

Fernando Pardal

Músico multifacetado, integrou diversas bandas e tem também diversos álbuns a solo no seu currículo artístico.

Filipe Lopes

Tem desenvolvido a sua atividade profissional na área do livro, tendo como linha orientadora o poder inclusivo da experimentação artística. Foto: ©Vitorino Coragem

Gonçalo M. Tavares

Publicou livros em diferentes géneros literários e está a ser traduzido em mais de 50 países. As suas obras receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro.
Foto: ©Pauliana V. Pimentel

Guilherme Rocha

Tem desenvolvido a sua atividade profissional na área do livro, tendo como linha orientadora o poder inclusivo da experimentação artística.

Hernâni Faustino

É uma das figuras mais importantes da Música Improvisada portuguesa e assume-se como um músico autodidata.

Isaque Ferreira

Leitor de poesia. Programador cultural. Bibliófilo. Uma das vozes assíduas nas Quintas de Leitura (Porto). Diz poesia em todo o lado. Foto: ©Graça Ezequiel

Jaime Rocha

Tem editadas várias obras de poesia, ficção e teatro, sendo um autor bastante prolífico.
Foto: ©mordzinski

Joana M. Lopes

Joana M. Lopes, natural da Sertã, é autora de dois romances, inúmeros contos e mais de uma dezena de livros infantojuvenis.

Joana Meirim

Professora universitária e investigadora, é autora de O Essencial sobre as Três Marias (2023). Foto: ©Joana Dilão

João Morales

Jornalista, com passagens por vários órgãos de comunicação social, tem-se dedicado à programação cultural, sendo coorganizador do Fórum Fantástico.

João Paulo Queiroz

Atual presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes, conta no seu currículo com diversas exposições individuais de pintura e alguns prémios.

João Pedro George

Sociólogo, crítico literário, escritor, tradutor e professor universitário.

Jorge Reis

Jorge Reis-Sá é escritor, cronista e editor.

José Luís Santos

Professor de História e fotógrafo, é um apaixonado pela vivência humana pois, para si, esse é o sal da vida.

Jorge Serafim

Como contador de histórias, tem percorrido o país de norte a sul, incluindo os Açores, efetuando inúmeras sessões de contos para públicos de todas as idades.

Luís Caetano

Realizador e apresentador da Antena 2, onde atualmente é autor dos programas: «A Ronda da Noite», «Última Edição» e «A Vida Breve» (diários) e «A Força das Coisas» (semanal). Foto: ©C.M. Lisboa

Luís Correia Carmelo

Conta histórias desde 2003, em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais em Portugal e no estrangeiro. Criou diversos projetos.

Luís Filipe Dias

Professor, historiador, bibliotecário, arquivista e gestor de informação e de projetos culturais, é atualmente vereador da Câmara Municipal de Abrantes.

Luzia Rosário

É mediadora de leitura na Biblioteca Municipal de Beja e costuma contar contos em Bibliotecas, Festivais de Narração Oral, Lares de Idosos, Infantários, Creches e Escolas.

Marco Figueiredo

Pianista de créditos firmados, tem álbuns a solo editados e participou em discos de outros músicos. É membro de vários projetos musicais.

Marco Taylor

Realiza exposições coletivas e individuais de pintura, escultura e ilustração. Foi o criador e o diretor do festival Animatu.

Margarida Girão

Tem organizado workshops de colagem. O seu trabalho de ilustração encontra-se publicado em várias revistas portuguesas e estrangeiras.

Maria Teresa Paulo

Trabalhou no Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação e é assessora parlamentar desde 2006.

Mariana Malhão

Trabalha como ilustradora freelancer, adaptando o seu trabalho a diferentes meios, desde o editorial à pintura mural, passando pela cerâmica.

Mariana Rio

Trabalha como ilustradora para diferentes meios há mais de uma década, com especial concentração no álbum ilustrado. Tem catorze títulos publicados. Foto: ©Lucília Monteiro|Visão

Marta Martins Silva

Fascinada pelas histórias dos outros e pela História do país, escreveu dois livros sobre a correspondência durante a guerra colonial e publicou mais obras.

Martim Sousa Tavares

É maestro e director artístico. Apresenta programas na televisão, na rádio e em podcast. Também fala em público, compõe e escreve. Faz muitas coisas diferentes e esta é a sua forma de tentar mostrar o quê e porquê.

Maurício Leite

Fez-se educador pela arte, mas foi no terreno dos muitos países em que tem trabalhado, que construiu o seu modelo de intervenção, “garimpando leitores”.

Miguel Calhaz

Músico freelancer, cantautor e contrabaixista, mantém projetos musicais nas áreas do jazz, da world music e da música portuguesa.

Miguel Cardoso

Lê, escreve, ensina e traduz. Além de textos espalhados aqui e ali, publicou sete livros de poesia.
Foto: ©Vitorino Coragem

Miguel-Manso

É um poeta com obra publicada desde 2008. Faz parte do catálogo de várias editoras e textos seus integram inúmeras publicações.

Minês Castanheira

É fundadora do Bairro dos Livros, ao lado de Catarina Rocha. Autora de livros de poesia, foi Prémio Jovens Escritores em 2005. Foto:©Rui Maio Sousa

Oriana Alves

Fundou a BOCA, a primeira e mais antiga editora portuguesa especializada em audiolivros. Em 2022 foi cofundadora da poesia.fm.

Os Poetas

Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Miguel Borges são os constituintes de um projeto que mistura música e poesia. Foto:©Rita Carmo

Paloma del Pillar

Atriz e cantora, tem espalhado o seu talento por inúmeros projetos de música, teatro e mais, recentemente, cinema.

Patrícia Amaral (Tixa)

Contadora de histórias, formadora, dramaturgista (e, quando tem mesmo de ser, atriz). Autora e coordenadora de programas de desenvolvimento de públicos.

Patrícia Fonseca

É jornalista profissional, tendo acompanhado de perto vários conflitos internacionais. Fundou recentemente uma editora e um jornal on-line.

Patrícia Reis

Passou por vários órgãos de informação, sendo autora de inúmeros romances, biografias e de alguns volumes infantojuvenis. Foto: ©Mafalda Gomes

Paulo Condessa

Escritor, performer, formador e mediador de leitura, ou seja, estende pontes entre os livros e os leitores.

Pedro Lamares

Ator, vem-se também dedicando a espetáculos e recitais de poesia, tendo participado em inúmeros festivais nacionais e internacionais.
Foto:©Vitorino Coragem

Raquel Marinho

Jornalista, com passagens pela TSF, SIC e TVI, recebeu diversos prémios. Tem-se dedicada a vários projetos ligados à poesia.
Foto: ©Afonso Azevedo Neves

Raquel Patriarca

Poeta, bibliotecária, mediadora de leitura, formadora nas áreas temáticas do livro, da escrita e das bibliotecas e autora de livros sobre a História do Porto. Foto: ©Lauren Maganete

Renato Filipe Cardoso

Jornalista na área da música alternativa e independente, locutor comercial, promotor de eventos culturais, mormente de poesia, e dizedor de poesia.

Ricardo Fernandes

Divide o seu tempo entre a consultoria nesta área e a escrita. Em 2017, venceu o prémio Miguel Rovisco.

Rita Mendes

Flautista, com participações em vários projetos, tem acumulado diversas referências elogiosas ao seu trabalho.

Rita Taborda Duarte

É poetisa, professora do ensino superior, autora de livros para a infância e escreve regularmente sobre poesia e ensaio. Foto:©Vitorino Coragem

Rodolfo Castro

Começou a contar histórias profissionalmente em 1993 e desde então tem uma carreira, que se estende à escrita, mediação de leitura e à leitura em voz alta. Foto:©Vitorino Coragem

Rui David

Jornalista de formação e músico por vocação.

Rui Oliveira

Tem produzido inúmeros espetáculos ao vivo e participado como cantor e instrumentista em outros projetos.

Rui Spranger

Tem dedicado grande parte da sua vida ao teatro, como ator, encenador, dramaturgista, tradutor, produtor e diretor artístico. É ainda diseur de poesia.

Tito Couto

Jornalista, programador, escritor, está associado a inúmeros eventos culturais em Portugal.
Foto: ©Miguel Almeida

Victor Vidal

Escritor brasileiro, vencedor do Prémio LeYa 2023