O que é?

24 horas de leitura e muito mais

Um evento cultural

A Maratona de Leitura é um festival diferente, bonito e especial. É com estes três adjetivos que melhor conseguimos descrever este evento que anualmente coloca o concelho da Sertã no mapa literário português.
Somos diferentes, porque nada se nos assemelha em termos de festivais literários. Não o dizemos por vaidade, mas porque aqui se sente uma força invulgar que une convidados, público e território, como se tudo se fundisse de modo harmonioso.
A nossa beleza advém de um concelho cujos cantos e recantos brilham perante o nosso olhar, e que cada um de nós vai descobrindo e apreendendo, de forma singular, através de percursos literários que embalam a nossa imaginação.
O facto de sermos especiais radica essencialmente na ideia de que este festival ajudou a “reinventar formas de contacto com escritores e a criar e manter novos públicos”, para citar Francisco Guedes, que nos deixou este ano e a quem prestaremos uma sentida homenagem durante a Maratona de Leitura.
O resto já se sabe: não há festival como este! Tão depressa estamos num encontro com escritores no meio da natureza, como a seguir lemos em voz alta dentro de uma fábrica. Quem vem à Maratona de Leitura sabe que pode esperar o inesperado, tal a profusão de atividades que se sucedem ao longo de três dias.
Não somos dados a superstições, mas na 13.ª edição da Maratona de Leitura escolhemos como mote o medo. É uma boa altura para abordar este tema e talvez até para o desconstruir, ou mesmo desinstalar.
Prometemos a irreverência do costume, a dedicação de sempre ou simplesmente aquele momento especial que guardamos todo o ano no coração. O programa está cheio de novidades, convidados entusiasmantes, atividades criativas e locais únicos.

Seja muito bem-vindo à Maratona de Leitura!