Paulo Vaz de Carvalho
Nasceu em Vila Real.
Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Entre1983 e 1984 fez estudos de guitarra na Muzikhochschule de Viena sob a orientação de Luize Walker. Entre1984 e 1986 realizou estudos de guitarra no Conservatório de Aulnay-Sous-Bois sob orientação de Raymond Gratien a par de estudos particulares com Roberto Aussel. Em1994 fez Mestrado em Ciências Musicais na Universidade de Coimbra apresentando dissertação “António da Silva Leite, Aspectos Seleccionados da Vida e Obra”. Fez Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre o tema ”Pensamento Polifónico na Didáctica de Guitarra do Século XVII ao Século XX”.
Apresenta comunicações em congressos e encontros nos diferentes domínios performance e da organologia Tem actuado para a RTP e RDP Antena 2 e, nas temporadas da Fundação Calouste Gulbenkian, no Ministério da Cultura, na Fundação de Serralves, na Casa da Música, na Expo 98 na Semana de Guitarra de Lisboa, no Festival Internacional de Santo Tirso e no Bolívar Guitar Festival, em Londres, Inglaterra.
Foi solista de guitarra com várias orquestras portuguesas.
Tem escrito recitais de música vocal e instrumental como “Retratos e Paisagens” para conjunto instrumental, “De Mil Amores”, “Requiem Laico por Paquito Cardinali”, entre outros.
Em colaboração com construtores projectou e construiu instrumentos de corda.
Participou em diversos registos sonoros: Isabel Soveral, Fernando Lopes Graça, Eurico Carrapatoso e dele próprio—Quatro Visitações a Manuel Mendes”, “Retratos e Paisagens”, “Triângulo do Atlântico”. Na aplicação da sua música de cena, tem realizado sessões de formação de atores nas companhias A Escola da Noite e Urze Teatro.
Reuniu a equipa fundadora da primeira Academia de Música de Vila Real.
Foi assistente de Expressão Musical na UTAD.
Foi Professor nas áreas de Guitarra, Didáctica de Guitarra e Música de Câmara, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. É director artístico do festival “Ponto de Guitarra”.
Participação na Maratona de Leitura
4 DE JULHO
22:30Concerto para guitarra e poesia portuguesa, com Paulo Vaz de Carvalho (guitarra) e Aurelino Costa (voz) | Casa da Cultura da Sertã
