Convidados 2025

Nuno Artur Silva

Nuno Artur Silva, nasceu em Lisboa, no dia 5 de outubro de 1962. Autor, diretor criativo e produtor de livros, peças de teatro, eventos, programas e séries de televisão.
Apresentador de programas de rádio e televisão de temas culturais, de debate político e de humor.
Cronista, conferencista e professor. Foi fundador e diretor da Produções Fictícias, agência criativa; fundador e diretor do Canal Q; fundador e publisher do jornal satírico O Inimigo Público.
Foi administrador da RTP (2015/ 2018), com o pelouro dos conteúdos.
Foi Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media no XXII Governo Constitucional (2019/2022).
O seu primeiro livro de poemas, “Onde o olhar”, foi publicado em junho de 1986, edição Indício.
Recentemente, apresentou “Onde É Que Eu Ia?...” no Teatro Municipal de São Luiz e no Tivoli em Lisboa, um solo de stand up comedy, acompanhado pelo desenho em tempo real de António Jorge Gonçalves. 
Os seus dois últimos livros originais são para crianças: “Síul, Epilif e o Grande Zigomático”, com ilustrações de Pierre Pratt; e “Como É Que Os Nossos Amigos Ficam Nossos Amigos – Teoria Universal da Amizade”, com desenhos de João Fazenda, ambos da Bertrand Editora.
Em maio de 2024 foi lançada pelas Edições Asa uma edição especial da trilogia “As Aventuras de Filipe Seems”, comemorativa dos 30 anos da série de banda desenhada que criou com António Jorge Gonçalves no início dos anos 90 do século passado. 
É autor e apresentador do programa “A Escuta do Mundo”, na TSF.
“Erros meus, poesia incompleta, 1985-2025, uma coleção de versos por prosas dispersos”, Edição Imprensa Nacional, é a primeira antologia de textos de sua autoria.  

Participação na Maratona de Leitura

4 DE JULHO

Lançamento do livro “A desinstalação do medo” 17:00 Local a definir

5 DE JULHO

Apresentação dos livros “As melhoras da morte”, de Rui Cardoso Martins e “Erros Meus - Poesia Incompleta (1985/2025)” de Nuno Artur Silva 15:00 Igreja do Nesperal

Nuno Artur Silva