Diana V. Almeida
Lecionou no ensino superior entre 1997 e 2020, tendo sido Professora Auxiliar Convidada na FLUL desde 2007. Como bolseira de investigação da FCT, realizou o doutoramento em Literatura e Fotografia e o pós-doutoramento em Literatura, Arte Contemporânea e Estudos de Museu. Nesse âmbito, entre 2009 e 2015, implementou intervenções de escrita nas galerias do Museu Coleção Berardo (CCB), a partir do diálogo entre excertos poéticos e obras em exposição.
Publicou poemas, contos, ensaios e artigos de opinião em revistas e antologias e o seu primeiro livro de poesia e fotografia, Cosmos e casas, saiu pela editora Urutau em dezembro de 2021. No verão de 2020, começou a publicar quinzenalmente, ao ritmo das lunações, breves textos reflexivos no seu blogue, que vai reunir em antologia (Edições Mahatma, 2025). É Consultora Editorial da Antígona Editores Refractários, cujo catálogo conta com a sua tradução de dois volumes de contos de Eudora Welty e com prefácios a diversas obras de autores estadunidenses.
De momento, dedica-se sobretudo à escrita, à tradução e à fotografia. Mil Cravos foi a sua mais recente exposição individual, inserida nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, na Casa do Jardim da Estrela — Um Teatro em Cada Bairro. Está também a desenvolver um projeto de leitura poética e fotográfica da obra de Mary Oliver. Na área da criatividade aplicada, facilita o Escrever o Coração — uma oficina de escrita e mindfulness, em movimento desde 2014.
Participação na Maratona de Leitura
3 DE JULHO
Oficina de escrita criativa “Escrever o Coração_Des(instalar) o medo” 14:30 - 17:00 Sala da Assembleia Municipal da Sertã
