Oficina de Palavras Há quem tenha medo que o medo acabe
com direção de Pedro LamaresOficina de Palavras com atores amadores da Sertã e outros interessados.
Formação e Direção - Pedro Lamares.
O medo é uma das mais poderosas armas, transversal à história e a grande parte das espécies. Um aliado na definição de limites de segurança, pode ter um efeito paralisador e, no limite, é o próprio medo que gera a violência. Numa época em que passámos da abertura de fronteiras e do discurso da solidariedade no projeto europeu para a ameaça do desconhecido, portos fechados aos náufragos do Mediterrâneo e a extremização das políticas racistas e xenófobas, sob pretextos vários, importa debruçarmo-nos sobre o medo: o seu papel na contenção, manipulação, e ignição das sociedades.
Mia Couto terminou uma conferência sobre segurança com uma reflexão que parte de Galeano e desembarca na frase que dá título a este trabalho:
"Citarei Eduardo Galeano acerca disto, que é o medo global: Os que trabalham têm medo de perder o trabalho; os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho; quando não têm medo da fome têm medo da comida; os civis têm medo dos militares; os militares têm medo da falta de armas e as armas têm medo da falta de guerras.
E, se calhar, acrescento agora eu: há quem tenha medo que o medo acabe"
Inscrições: até dia 27 de junho
Público-alvo: atores de teatro amador e outros interessados (a atividade exigirá trabalho com o corpo, pelo que os formandos deverão ter alguma robustez física para poderem acompanhar o trabalho). Maiores de 16 anos
- 15h00 às 18h30 (de 29 junho a 5 de julho)
Pausa (4 de julho)
15h00 às 18h00 (6 julho)
de 29 de junho a 6 DE JULHO Salão Nobre do Clube da Sertã
Curso “A Escrita e o Texto”
com Gonçalo M. TavaresCurso sobre a linguagem e a imaginação.
A partir dos livros "O Senhor Valéry" e "Breves notas sobre literatura".
Pensar a escrita e o texto.
Escrita, pelos participantes, de textos para serem lidos na Maratona de Leitura. Serão feitos exercícios práticos de aplicação de alguns conceitos, em redor da linguagem, da escrita e do texto:
Referência a autores essenciais da literatura, com diferentes abordagens ao texto - Joyce, Borges, Italo Calvino, Guimarães Rosa.
Escrita e identidade.
- Velocidade de escrita
- Velocidade de acontecimentos
- Velocidade de leitura
- Conceito de erro.
- Exercícios sobre a Objectividade e subjectividade.
- Racionalidade e irracionalidade.
- Exercícios sobre Acaso. Jogos de linguagem. Exercícios. Observação e arte.
- Descrição - objectos e acções. Reparar - o acto de reparar e a arte. A velocidade da observação. Ponto de vista, exercícios de desenho
- Sobre factos
- Visual/auditivo
- Ideias/factos
- Punctum - para onde olho
- Reflexão conjunta sobre os textos escritos pelos participantes.
Inscrições limitadas até dia 1 de julho
Maiores de 16 anos
(1ª parte) 3 de julho14:00-18:00 Sala da Assembleia Municipal (Câmara Municipal da Sertã)
(2ª parte) 4 DE JULHO14:00-18:00 Sala da Assembleia Municipal (Câmara Municipal da Sertã)
Oficina “Monstros e robôs”
com Marco TaylorCom a técnica do kirigami, em que se utiliza apenas dobragem e corte, os participantes são convidados a inventar e a construir um postal com um monstro ou um robô.
Apenas com uma tesoura e uma cartolina vais fazer um postal com um robô ou um monstro que sai das páginas quando o abres!
Destinatários: crianças integradas no grupo das Férias Ativas.
4 DE JULHO14:30 Escola Básica da Sertã
Curso de Narração Oral
com Rodolfo CastroCurso de Narração Oral com Rodolfo Castro
Inscrições limitadas até 1 de julho.
4 DE JULHO14:30 Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes
Há flor na pele: poesia de intervenção para corpos sensíveis
com Ana Cristina Pereira e Filipe LopesUma revolução vai passar pelo corpo de quem se entregar à poesia. Num ambiente tranquilo e aromático, os participantes são convidados a deitarem-se e a escutarem com todos os sentidos.
Destinatários: público em geral
Inscrições limitadas até dia 1 de julho
Duração: 45 minutos
4 DE JULHO19:00 Gonçalo Mógão (Sertã)
Workshop de Colagem Criativa: 25 de abril
com Margarida GirãoDestinatários: a partir dos 18 anos.
Duração: 3 horas
Inscrições limitadas até dia 1 de julho
5 DE JULHO10:00 Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (Sertã)
Oficina Momentos Artísticos
com Patrícia Reis e Beatriz Saraiva (PIPA)Partindo da técnica de marionetes iremos trazer um workshop de construção e manipulação de marionetes feitas a partir de papel, cartão e outros materiais reciclados.
Com um principio de sustentabilidade será realizado com os participantes, manipulação partindo da técnica de teatro do objeto, construção de pequenas narrativas, que irão surgir da construção individual da sua marionete.
Transpondo para o tema da liberdade, como base de expressão.
Destinatários: crianças integradas no grupo das Férias Ativas (até aos 6 anos)
5 DE JULHO10:00 Escola Básica da Sertã
Sessão de escuta e exercício breve
com Oriana Alves (edições BOCA)Experiência de escuta imersiva, reflexão e criação sonora. Pretende sensibilizar os participantes para as potencialidades intelectuais, emocionais e comunicacionais do som, da rádio e da poesia.
Destinatários: crianças integradas no grupo das Férias Ativas.
5 DE JULHO14:30 Escola Básica da Sertã
Oficina “A minha enciclopédia dos verbos felizes”
com Marco TaylorOficina baseada no livro homónimo; primeiro constrói-se um caderno simples agrafado, depois descobrem-se os verbos felizes de cada um e, por fim, com cartolinas, tesoura e cola, ilustram-se.
O que te deixa feliz? Nesta oficina vais construir a tua enciclopédia dos verbos felizes – o que já é uma felicidade.
Duração: 1h30/2h.
Destinatários: crianças dos 6 aos 9 anos, acompanhadas por um adulto.
Inscrições limitadas até dia 1 de julho
5 DE JULHO15:00 Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (Sertã)
Workshop de escrita de viagens
com José Luís SantosViajamos para viver momentos de aventura, de felicidade, de inspirações várias, ou mesmo para responder a um desafio que colocamos a nós próprios. E gostamos de ficar com um registo dessas vivências para mais tarde recordar, ou mesmo para as partilharmos com os outros. A par das fotografias e dos vídeos que fazemos, há outras mil e uma palavras que podemos usar para descrevermos aquelas experiências que tanto nos marcaram e que queremos quase que "dizê-lo, cantando, a toda a gente" através da tinta que fizemos correr num caderno ou mesmo no teclado de um computador ou telemóvel. Esse é um dos propósitos da escrita de viagem, de levarmos alguém pela mão e mostrar os locais por onde passámos e sussurra-lhes ao ouvido algumas histórias que ficarão para contar. É espremer em palavras o essencial do que absorvemos, mas isso requer alguma técnica e prática. É sobre isso que se trata este workshop de escrita de viagem: como transformar as vossas vivências numa história que valerá a pena contar, aliás, escrever.
Destinatários: Maiores de 16 anos
Duração: 3 horas
Inscrições limitadas até dia 1 de julho
6 DE JULHO10:00-13:00Escola da Abegoaria (Sertã)
Micro atelier: momentos com histórias
com Patrícia Reis e Beatriz Saraiva (PIPA)Contar uma história bem contada é revelar segredos, é descobrir, é viajar sem sair do lugar e sonhar com mundos encantados que saem das nossas malas como viagens únicas e singulares.
Ouvir e contar histórias é algo que cada um de nós faz naturalmente, não apenas como entretenimento e partilha, mas para compreendermos o meio que nos rodeia, que nos influencia, que influencia a relação com os outros para melhor. As histórias preformadas, conseguem com diferentes técnicas entrar no imaginário da criança e da família e dá-lhes um conhecimento penetrante, onde a oralidade tem o seu ritmo próprio.
Destinatários: famílias
Duração: 60-90 minutos
Inscrições limitadas até dia 1 de julho
6 de julho14:30 Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (Sertã)