Convidados 2022

Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe (Frankfurt, Alemanha), em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra. Foi igualmente professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos.

Publicou mais de 30 livros, incluindo «Física Divertida», «Computadores, Universo e Tudo o Resto», «A Coisa Mais Preciosa que Temos», «Ciência a Brincar», «Roteiro de Ciência e Tecnologia» e «Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio».

É autor de cerca de 100 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com 3500 citações) e de mais de 300 artigos pedagógicos e de divulgação. Participou em inúmeros encontros, conferências e ações promovendo a ciência e a cultura científica.

Criou o portal de ciência www.mocho.pt e fundou e dirigiu o Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico (Centopeia).

Participação na Maratona de Leitura

8 de julho

Encontro com o escritor (20h00)

9 de julho

Festas na Aldeia (xxhxx)

Leitura no palco das 24 Horas a Ler (xxh00)