Convidados 2022

Eduardo Marçal Grilo

Licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico, foi diretor-geral do Ensino Superior, presidente do Conselho Nacional de Educação e também Ministro da Educação. Assumiu ainda a direção do Serviço de Cooperação e o cargo de administrador na Fundação Calouste Gulbenkian.

Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe (Frankfurt, Alemanha), em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra.

Manuel João Vieira

Manuel João Vieira nasceu em Lisboa no ano de 1962. Cursou pintura na E.S.B.A.L., tendo depois iniciado uma carreira fulgurante no mundo das artes, com destaque para a música, artes plásticas e literatura.

Pedro Paixão

Escritor, professor universitário e fotógrafo português, Pedro Paixão nasceu em 1956, em Lisboa.

Viriato Soromenho Marques

Viriato Soromenho-Marques (1957) é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, lecionando nos cursos de Filosofia e de Estudos Europeus. É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha, e conselheiro especial da Fundação Oceano Azul.

Miguel Poiares Maduro

Miguel Poiares Maduro nasceu na cidade de Coimbra em 1967 e é professor universitário, tendo também já assumido cargos políticos governamentais, como o de Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, no XIX Governo Constitucional de Portugal.

Mário Augusto

Mário Augusto nasceu em março de 1963, em São Félix da Marinha, perto de Espinho. É jornalista de televisão desde 1986, autor e apresentador de vários programas de divulgação de cinema. É o jornalista português que mais estrelas de cinema entrevistou para televisão, tendo feito mais de duas mil entrevistas ao longo dos últimos 30 anos.

Álvaro Domingues

Álvaro Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, sendo também investigador no CEAU — Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo.

Possidónio Cachapa

Escritor, argumentista, realizador português. Possidónio Cachapa nasceu e cresceu em Évora, antes de partir para os Açores e daí seguir para outras paragens.

Vítor Rua

Vítor Rua (n. 1961) iniciou-se no fim da década de 1970 com algumas invenções melódicas que marcaram profundamente o “art rock” português. Em 1980, funda o grupo Rock G.N.R.

Carlos Neto

Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças.

André Neves e Roger Mello

Roger Mello e André Neves são nomes relevantes na literatura para infância no Brasil, com prémios importantes e livros traduzidos e publicados em diversos países.

José Carlos Tinoco

José Carlos Tinoco tem dispersado a sua atividade por várias áreas, desde a arquitetura à vida noturna. Foi autor de vários programas de rádio, ator e membro fundador do ensemble “A Musa ao Espelho”. Tem feito voz off em diversos documentários, é radialista e intérprete de poesia. Participou em diversos projetos artísticos.

Renato Filipe Cardoso

Renato Filipe Cardoso, Aveiro, 1971. Autor de diversas publicações em jornais, revistas literárias e antologias poéticas.

Pedro Lamares

Pedro Lamares nasceu a 2 de março de 1979. Estudou artes plásticas, passou pela escola de jazz do Porto, frequentou o curso de preparação para licenciatura em música sacra e estudou teatro (interpretação).

Maurício Leite

Maurício Leite, «O Homem da Mala Azul», nasceu no Brasil, um dos países onde desenvolve a sua atividade de promotor de leitura.

Marco Figueiredo

Participou em inúmeros projetos, do jazz à música popular, fez bandas sonoras para curtas e longas metragens, arranjos para formações diversas. Gravou quatro discos em nome próprio e tem participações em mais de uma dezena de discos.

Miguel Calhaz

Com formação na área de Jazz, o cantautor, que conta já com dois álbuns editados, procura mergulhar na tradição sonora portuguesa para dar forma aos seus poemas. Encontrando nas raízes da sua cultura os motes inspiracionais para as suas composições, o seu trabalho pode ser definido como único e irreverente. Tem diversos projetos paralelos.

Ana Isabel Dias

Iniciou os estudos de harpa no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, prosseguindo-os na Academia Metropolitana de Música de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa.

João Reis

João Reis (Vila Nova de Gaia, 1985) é autor de vários romances, designadamente A Noiva do Tradutor (2015|2019); A Avó e a Neve Russa (2017), finalista do Prémio Fernando Namora; A Devastação do Silêncio (2018); Quando Servi Gil Vicente (2019) e Se com Pétalas ou Ossos (2021).

Maria de Oliveira Dias

Maria de Oliveira Dias é consultora gastronómica, formadora de culinária vegana, autora de três livros sobre culinária e lifestyle e apresentadora do Veggie, o primeiro programa de culinária e lifestyle vegan e mais sustentável da televisão portuguesa.

Joana M. Lopes

Joana M. Lopes, natural da Sertã, é autora de dois romances, inúmeros contos e mais de uma dezena de livros infantojuvenis.

Pedro Ferrão

Ensina palavras, principalmente em inglês, e escreve outras em português, porque gosta muito de livros e de ler. É apaixonado pelas duas rodas (com e sem motor), e é frequente encontrá-lo na montanha.

Rui Oliveira

Rui Oliveira nasceu em Aveiro, em 1974. Terminado o percurso académico, faz a primeira de muitas viagens sem destino trabalhando sempre como músico. Tem produzido inúmeros espetáculos ao vivo e participado como cantor e instrumentista em outros projetos. Possui quatro álbuns gravados, com destaque para «Fado Solo» e «Andarilho 2.0».

Andante Associação Artística

A Andante é uma companhia de teatro que se dedica exclusivamente à promoção da leitura. Desenvolve este trabalho há mais 20 anos nas bibliotecas públicas e escolares, nas creches e escolas, nas prisões e feiras do livro, nos encontros literários e de forma continuada com as comunidades.

Miguel-Manso

Miguel-Manso (Santarém, 1979) é um poeta com obra publicada desde 2008.

José Riço Direitinho

José Riço Direitinho nasceu em Lisboa, no ano de 1965. Começou a escrever ficção ainda adolescente, e a publicar pequenas histórias no suplemento «Jovem» do Diário de Notícias.

Fernando Alvim

Este inquieto rapaz chega à rádio aos 13 anos, profissionalizando-se aos 17, primeiro na Rádio Press, depois Rádio Energia, Rádio Nova Era, TSF, Rádio Comercial e, nos últimos anos, na Antena 3, onde apresenta os programas Prova Oral e Alvinex.

Lisbon Poetry Orchestra

A matéria prima é a poesia. A Lisbon Poetry Orchestra é um coletivo multidisciplinar formado por um núcleo de quatro músicos a que se juntaram quatro vozes e que convidam outros artistas para celebrar e interpretar a poesia numa viagem verdadeiramente única à descoberta e reinvenção da palavra dita.

Simas Eros

Rui Simas, que assina pelo alter ego de Simas Eros, é criador de conteúdos eróticos e sex coach, sedeado em Lisboa.

Filipe Lopes

Tem desenvolvido a sua atividade profissional na área do livro, tendo como linha orientadora o poder inclusivo da experimentação artística.

Ana Cristina Pereira

Dinamiza oficinas de expressão criativa e artística para adultos, crianças e famílias. Colabora no projeto «A Poesia não tem grades». Dança todas as semanas e encontra-se nos livros.

Margarida Girão

Margarida Girão viveu na Sertã até aos 17 anos. Estudou Multimédia & Comunicação Digital na Universidade em Aveiro e experimentou Jornalismo em Salamanca. Deu aulas de Design & Web na Universidade em Dili (Timor Leste) e depois de uma breve passagem por Lisboa rumou a São Paulo e atravessou boa parte da América do Sul com a mochila às costas e as suas ilustrações.

Vera Ribeiro

Vera Ribeiro é alguém que mantém viva a criança que foi, que se maravilha com instantes, que se detém nos pormenores, que todos os dias aprende o que é ser-se pessoa.

PIPA – Projeto de Inclusão pela Arte

O projeto PIPA – Projeto de Inclusão pela Arte, desenvolvido pela associação Anime, tem em Patrícia Reis e Jéssica Pires algumas das suas principais dinamizadoras.

Rui Spranger

Rui Spranger tem dedicado grande parte da sua vida ao teatro e nesta área tem vindo a exercer funções de ator, encenador, dramaturgista, tradutor, produtor e diretor artístico.

Miguel Montenegro

Miguel Montenegro quis ser cartoonista e ilustrador desde os onze anos. Antes dos Psicopatos, trabalhou para algumas das maiores editoras de banda desenhada, como a Marvel Comics e a Image Comics, e fez mais de mil storyboards para as maiores empresas de publicidade e promoção de filmes.

Miguel Loureiro

Ator e encenador, Miguel Loureiro é formado no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral e na Escola Superior de Teatro e Cinema. Tem trabalhado como intérprete em diversos espetáculos de teatro, ópera e performance.

Eduardo Loio

Eduardo Loio é licenciado em Cerâmica, na ARCA-EUAC (Coimbra), e Mestre em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desenvolveu atividade profissional como pintor, escultor, cenógrafo, e professor de artes plásticas.

Felipe Barão

Guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical luso-brasileiro, está a concluir o mestrado em Etnomusicologia e Estudos em Música Popular pela Universidade de Aveiro, onde investiga a viola toeira de Coimbra.

José Rebola

Músico conimbricense, fundador e integrante de diversos projetos musicais como Anaquim, the Cynicals e the Speeding Bullets. Nascido em 1982, começou cedo o seu percurso musical com a aprendizagem informal da guitarra aos sete anos.

Nuno Marques

Nuno Marques (n. 1980) é investigador e tradutor de ecopoesia e poeta. A sua investigação oferece contribuições da ecopoesia para um vocabulário das humanidades ambientais.

Vítor Cardoso

O professor Vítor Cardoso (n. 1975), presidente e docente do Departamento de Física do IST e também investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação, é um dos nomes mais respeitados da ciência portuguesa, com várias distinções conquistadas em Portugal e no estrangeiro.

Margarida Vale de Gato

Margarida Vale de Gato nasceu em 1973 em Vendas Novas. É professora de Estudos Americanos e Tradução Literária na Faculdade de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Frankie Boy

Frankie Boy é o alter ego de Licínio Florêncio, (n. 1977 – Leiria). Licenciado em design gráfico, trabalha como designer, formador e fotógrafo.

Natércia d'Almeida

Natércia d’Almeida é natural de Santarém, mas reside atualmente na área de Lisboa. Autodidata em pintura, frequentou o curso de desenho e pintura a aguarela e óleo na UITI em Lisboa, no ano 1986-87.

Rui David

Jornalista de formação e músico por vocação. Há cerca de 12 anos abandonou a primeira para se dedicar à segunda. Despontou então o ator, cantor, compositor e intérprete. Esteve envolvido em vários projetos com Carlos Tê, fez música para teatro, interpretou “Sem Medo” no Festival da Canção e, em 2019, lançou o seu primeiro disco, «Contraluz».

Brian Tavares de Carvalho

Brian Tavares de Carvalho nasceu a 6 de agosto de 1979, no Canadá, em Sudbury. Aos 8 anos de idade veio para Portugal e aos 9 iniciou as suas aprendizagens musicais, na Banda Musical Alvarense.