Convidados 2022

Viriato Soromenho Marques

Viriato Soromenho-Marques (1957) é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, lecionando nos cursos de Filosofia e de Estudos Europeus. É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha, e conselheiro especial da Fundação Oceano Azul.

Tem desenvolvido uma intensa atividade de docente, investigador e conferencista nas áreas do Ambiente, Assuntos Europeus e da Filosofia Política, com particular destaque para os fundamentos teóricos do federalismo. Possui uma vasta bibliografia nacional e internacional nestes domínios, tendo desempenhado entre outras funções as de vice-presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (EEAC) e de membro do Grupo de Alto Nível para a Energia e as Alterações Climáticas da Comissão Europeia.

Colabora regularmente com a comunicação social escrita e audiovisual. Entre as suas obras destacam-se «Regressar à Terra» (2021), «Portugal na Queda da Europa» (2014), «O Regresso da América» (2008) ou «O Futuro Frágil» (1998).

Participação na Maratona de Leitura

9 de julho

Encontro com escritores ( 15h00)

Leitura no palco das 24 horas a Ler ( Cineteatro Tasso; xxh00)

Viriato Soromenho Marques