Contadores de histórias

Elsa Serra

Tem vários projetos de incentivo à leitura e de inclusão social, nomeadamente “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, onde leva a leitura em voz alta aos que estão sós e aos mais velhos que vivem nas ruas estreitas do centro histórico de Lisboa. Ganhou o Prémio  Especial, Cuento con mención especial del III concurso Internacional Cuento en Corto, com “A História da Velha”.  

Da sua bibliografia constam ainda outras obras: “Ungali” (Porto Editora, 2012), “Quero ser Escritor, Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos; Oficina do Livro, 2007), “O Senhor das Barbas Brancas” (2003) e “A Lua Ensonada” (2004). Trabalhou desde 2001 com o DGLB, no programa de Itinerância de Promoção da Leitura. Tem percorrido o País, com os seus ateliers de escrita criativa, formações de contadores de histórias e sessões de histórias.

Foi responsável pela animação cultural da livraria infantil Pequeno Herói, em Lisboa, onde contava histórias com regularidade semanal. Fez o Curso de Expressão Circense/Teatro – Chapitô, curso de Educação/leitura da UAB, entre outros cursos. Trabalhou como atriz e produtora em vários espetáculos e animações.

Participação na Maratona de Leitura

1 de julho

Sessão de contos com os contadores de histórias (Alameda da Carvalha; 11h00

Apresentação do áudio livro «Guia experimental para a leitura em voz alta» (Praça da República; 21h30)

3 de julho

Festas na Aldeia (11h00 – Maxial da Estrada | 15h00 – Figueiredo

Leitura no palco das 24 Horas a Ler (Cineteatro Tasso; 18h20)