Convidados

Goretti Pina

Em 2003 concluiu o curso de Marketing Internacional para a Indústria do Vestuário, um ano após ter ingressado no ensino superior. É licenciada em Direito e pós graduada em Criminologia. Reside em Lisboa, onde registou a sua marca Goretti Pina Fashion em 2008. Trabalhou como mediadora intercultural nos Serviços Públicos (nas áreas de Saúde, Educação e Intervenção Comunitária) até final de 2013, no MISP (projeto do ACIDI em parceria com a Câmara Municipal de Loures e o movimento associativo do Concelho).

A autora tem poemas publicados na secção de Escrita Criativa da revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução, Babilónia, de 2005. Em 1999, com a obra O amor da filha do angolar, chegou à final do Prémio PALOP do Livro/98 em Maputo. Em 2010 ganhou o concurso Criar Lusofonia, promovido pelo Centro Nacional de Cultura e pela Direção Geral do Livro, Arquivo e Bibliotecas, com o projeto No dia de São Lourenço.

Publicou em Novembro de 2012 a obra poética Viagem. Seguem-se diversas participações em antologias poéticas e em encontros de escritores. Editou em 2013 o romance No dia de São Lourenço /O encanto do Auto de Floripes. Em Fevereiro de 2014 aceitou o desafio da CPLP/FAO para madrinha da campanha Juntos contra a Fome!, iniciativa que visa erradicar a fome nos países da CPLP até ao ano de 2025. Como tal, tem colaborado nas atividades desenvolvidas nesse âmbito.

Venceu novamente o concurso Criar Lusofonia 2014 com o projeto Feijão N'Água, Pagá Dêvê, Lujá Bôtê e outros contos de se ler. Em 2015 colabora com o projeto Contextos de São Tomé e Príncipe, do grupo HBD mediante a doação de um conjunto de poemas No leito das asas, À beira do tempo, agora editado, e cuja receita reverte totalmente a favor de projetos sociais na ilha do Príncipe...

Participação na Maratona de Leitura

6 DE JULHO
14:30 Apresentação do livro “Língua-mãe: antologia”, no Monte de N.ª Sra. da Confiança (Pedrógão Pequeno)
18:00 Leitura no Palco                                                                                                            
19:00 Passeio de barco no Rio Zêzere, com as escritoras Filipa Martins e Goretti Pina (Várzea de Pedro Mouro)