Convidados

José Eduardo Franco

José Eduardo Franco é historiador, poeta e ensaísta (n. 1969), especializado em História da Cultura. Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, em História e Civilização, e Doutorado em Cultura pela Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido trabalhos originais de investigação nos domínios da mitologia portuguesa e das grandes polémicas históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa do nosso país, sendo autor de vasta obra neste domínio.

Articulista assíduo da imprensa periódica, tem já várias dezenas de artigos publicados nas áreas da História, da Mitocrítica, da Hermenêutica da Cultura, da Filosofia, da Ciência das Religiões, das Ciências da Educação e da História da Mulher. Coordena atualmente um vasto projeto de pesquisa, levantamento e edição dos Documentos sobre a História da Expansão Portuguesa existentes no Arquivo Secreto do Vaticano, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e promovido pelo Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa.

Foi membro da comissão coordenadora do projeto da edição crítica da Obra Completa do Padre Manuel Antunes, sj, publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian; e coordena o projeto de edição crítica da Obra Completa do Marquês de Pombal.

Exerce atualmente as funções de membro da Direção do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa. Na Gradiva, tem editada a obra “Fé, Ciência e Cultura. Brotéria - 100 anos”, que coordenou em parceria com Hermínio Rico.

Participação na Maratona de Leitura

15:00 Pe Manuel Antunes por José Eduardo Franco, Miguel Real e Manuel Castanheira Leitão, com moderação de Fernando Alves    

   

   

José Eduardo Franco