Contadores de histórias

Ana Lage

Ilustradora de interiores e escultora de palavras... Nascida em 1966, corre-lhe o Minho nas veias. Iniciou o seu percurso profissional como artista plástica na qualidade de ilustradora de interiores. A partir de 2006 inicia formação contínua como Narradora Oral na Biblioteca de Oeiras onde integra a bolsa de contadores.

Ana Sofia Paiva

Nasceu em Lisboa em 1981. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, graduou-se em teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura na Universidade do Algarve. Dedica-se desde 2007 à narração de contos, dentro e fora de Portugal.

António Fontinha

A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional, algumas delas editadas.

Benita Prieto

Curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Desde 2012 pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital. É Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos e Presidente da Ações & Conexões - Associação Cultural de Portugal.

Bru Junça

Foi em Évora que acordei para VIR AO MUNDO. Terra onde finquei raízes de afectos, Flori sonhos e Colhi o fruto, ora amargo ora doce, do tamanho das vontades que ousei plantar.

Carlos Marques

Nasceu em Montemor-o-Novo no ano de 1978 e é licenciado em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora, tendo iniciado o seu percurso como contador profissional em 2007. Neste momento, assume-se também como programador de narração oral, na Biblioteca de Montemor-o-Novo.

Cristina Taquelim

Figura de referência no panorama nacional, tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos sobre mediação e dinamizado oficinas nesta área.

Elsa Serra

Contadora de Histórias desde 1999.  Publicou, em 2015, o seu quinto livro “Monstra?” e criou o projecto de formação e-learning - Curso online de Contadores de Histórias.

Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro nasceu em Beja e viveu nas Portas do Transval (a 3km de Odemira) durante 22 anos, mudou-se posteriormente para o Algarve onde ainda reside. Contador de histórias, faz sessões de contos com pessoas dos 0 aos 100 anos. Gosta de escrever e de teatro.

Jorge Serafim

Como contador de histórias, tem percorrido o país de norte a sul, incluindo os Açores, efetuando inúmeras sessões de contos para públicos de todas as idades. Tem participado em encontros de narração oral, nomeadamente em Espanha, Argentina e Canadá. É presença regular na SIC e na RTP1 em programas de humor e é também autor de vários livros.

Luís Correia Carmelo

Nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991. É licenciado em Estudos Teatrais, Mestre em Estudos Portugueses e Doutor em Artes, Cultura e Comunicação. Conta histórias desde 2003, em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro.

Luzia Rosário

Luzia do Rosário nasceu em Moçambique, filha de mãe moçambicana e pai alentejano. Aos 5 anos veio para Portugal para o Alentejo. É mediadora de leitura na Biblioteca Municipal de Beja e dinamiza os Clubes de leitura para pais e filhos “Histórias para fazer Tem Tem” e “Patáti Patáta.

Paulo Condessa

Paulo Condessa é escritor, performer, formador e mediador de leitura. Na poesia, desconstrói os versos, dá-lhes matéria, tom e voz. É um criativo nato!

Rodolfo Castro

Rodolfo Castro nasceu na Argentina e designa-se a si próprio como «O pior contador de histórias do mundo».

Trovadoras Itinerantes

O projeto Trovadoras Itinerantes surge em 2013 a partir da pesquisa orgânica iniciada por Josy Maria em parceria com a música Luciana Costa sobre as origens europeias da literatura de cordel e da cantoria nordestina, que circulou por Portugal, França e Espanha com o apoio do Ministério da Cultura.